Pratical Aquaponics

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

AS MINHAS ALFACES HIDROPÓNICAS

Alfaces 100% biológicas!


Estas alfaces na minha estufa estão a ser produzidas em torres de hidroponia!
em 4 torres com cerca de 1,20 m de altura, que ocupam cerca de 1 m2 eu tenho 70 alfaces!
è obvia a vantagem de produzir na vertical!
Nesta foto estas alfaces têm exatamente 4 semanas de plantadas!
Estas plantas são nutridas  usando uma solução nutritiva biológica, cuja base é a biocompostagem dos restos dos alimentos vegetais utilizados na minha cozinha, aplicando um princípio natural de que, "Na Natureza nada se perde tudo se transforma"!
O sabor dos vegetais produzidos desta forma é absolutamente inigualável, são de facto produtos de altíssima qualidade.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

PRIMEIRA COLHEITA

Os resultados obtidos da primeira colheita na minha estufa bilógica podem ser considerados muito positivos.
Nesta estufa eu uso exclusivamente as ténicas de produção designadas por  hidroponia e aeroponia. Como é sabido nestas técnicas de cultivo, as plantas obtêm o seu alimento através de uma solução nutritiva. A que eu uso, foi criada por mim. Eu utiliso como base para a obtenção desta solução nutritiva a bio - compostagem dos restos dos vegetais preparados para a minha alimentação. Este processo encontra-se ainda em fase experimental, requerendo por isso ainda algumas afinações, Contudo posso afimar que os resultados são francamente positivos. Nesta 1ª safra, eu produzi, alfaces, tomates e pepinos. De facto a qualidade destes produtos não tem qualuqer comparação com os que se compram no mercado, quer na sua textura quer no seu sabor. São de facto produtos 100% biológicos!



Pepinos em produção na primeira safra na minha estufa




Este pepino foi colhido com aproximadamente 1,200 kg
Realmente fantástico!

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Estufa Biológica


A minha estufa biológica com alfaces e tomateiros em aeroponia e hidroponia!

domingo, 8 de março de 2015

Torre de aeroponia na varanda

Aqui está a uma das minhas torres aeropónicas, neste caso é dupla, plantada com alfaces e morangueiros. Esta torre tem plantadas 38 plantas. Ter uma horta biológica em casa num espaço reduzido é possível como mostra a foto. Estas plantas foram plantadas há apenas dois dias e já se nota uma evolução significativa no tamanho!
Irei publicando fotos documentando a evolução das plantas!



Espero que gostem!

terça-feira, 3 de março de 2015

Hidroponia

A hidroponia é uma técnica cultural que consiste em cultivar plantas sem solo, em que as plantas são alimentadas através de uma solução nutritiva composta por todos os nutrientes de que elas necessitam para se desenvolverem de forma saudável.
Existem várias formas de fazer hidroponia:
Usando um substrato inerte, por exemplo argila expandida, gravilha, fibra de côco etc.


Neste caso o substarto usado, é a fibra de côco.

Plantas apoiadas numa estrutura física, vaso de plástico inserido em tubos montados em mesa de cultivo por onde circula a solução nutritiva.


Plantas apoiadas em uma estrutura flutuante estando desta forma as raízes mergulhadas na solução nutritiva.


 Plantas colocadas numa estrutura vertical Torre de cultivo, em pequenos vasos de plástico ficando neste caso as raízes suspensas no interior da torre,  sendo molhadas pela solução nutritiva que circula no interior. Esta técnica é designada por aeroponia.


A Hidroponia permite a produção de vegetais de alta qualidade completamente isentos de substâncias que possam prejudicar a saúde. São produtos 100% biológicos. Podem ser produzidos em ambientes controlados evitando desta forma o ataque de pragas e outras maleitas.

A solução nutritiva

Existem formas comerciais de soluções nutritivas que nos permitem de forma muito cómoda dispor da solução que mais nos convém. Se pretendermos produzir plantas em que iremos consumir as folhas, alface, salsa, coentros, rúcula, etc, usaremos uma fórmula específica para esse tipo de plantas, se pretendermos produzir plantas em que iremos consumir os frutos usaremos fórmulas especícifas para esse fim. Usando esta técnica é-nos possível controlar o alimento das nossas plantas em cada fase do seu desenvolvimento, pode dizer-se que alimentamos as nossas plantas de forma racional.
Existem essencialmente dois parâmetros que deveremos considerar na nossa solução nutritiva para que as plantas possam tirar o máximo rendimento dos nutrientes que a compõem. A Condutividade Eléctrica e o pH.
Sem entrar em detalhes de ordem técnica, que não interessam a quem simplesmente pretende dispor da sua horta biológica em casa, direi que através da Condutividade Eléctrica podemos ter noção da concentração de nutrientes existentes na solução. Em função das plantas que desejamos ter na nossa horta teremos valores de Condutividade Eléctrica diferentes. Esses valores são conhecidos e normalmente indicados pelos fornecedores das soluções nutritivas para cada tipo de planta. Existem aparelhos de medição que nos permitem de forma muito cómoda e eficaz controlar a cada momento este parâmetro da nossa solução.

Para que as plantas consigam absorver de forma eficaz os nutrientes, é necessário que o pH da solução nutritiva esteja dentro dos valores indicados para as plantas que queremos ter na nossa horta. É também muito fácil podermos fazer o controle desse parâmetro, usando um medidor de pH, existem vários modelos no mercado. Em função das plantas que queremos ter na nossa hortinha deveremos ter uma solução nutritiva mais ácida ou mais alcalina, normalmente os valores do pH deverão situar-se entre 5,5 e 6,2, nesta faixa de valores a maioria das plantas fazem uma boa absorção da nutrição fazendo com que cresçam e se desenvolvam de forma saudável.

segunda-feira, 2 de março de 2015

É UM PRAZER ENORME PODER COMER VEGETAIS 100% BIOLÓGICOS

A hidroponia proporciona momentos de grande satisfação principalmente para quem como eu, valoriza a qualidade do que se come. A garantia de estar a comer algo que se sabe ser completamente isento de qualquer produto nocivo á saúde é um motivo de um prazer imenso!
A hidroponia tem várias vertentes que se desenvolvem em vários sistemas. Estes vegetais que aqui mostro nestas fotos, estão a ser produzidos num sistema, em que uso um substrato inerte estando a ser nutridos através de uma solução nutritiva caseira desenvolvida por mim com características profundamente ecológicas, seguindo o princípio de que na "Natureza nada se perde tudo se transforma!"

São couves Penca da Póvoa, agriões e salsa.





Espero que gostem tanto como eu!
A nossa saúde é um reflexo do que comemos!


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

AEROPONIA

A aeroponia é uma variante da hidroponia. Usando esta técnica é possível em espaços muito reduzidos obter uma produção de vegetais biológicos para consumo próprio ou com objectivos mais amplos. A principal característica da aeroponia é o facto de as plantas de desenvolverem sem o contacto com qualquer substrato, isto é as raízes ficam suspensas e recebem os nutrientes através de uma solução nutritiva que é  fornecida de forma a molhar convenientemente as raízes para desta forma as plantas absorverem os nutrientes de que necessitam para se desenvolverem. Os vegetais assim produzidos são de qualidade superior, biológicos estando isentos de qualquer substância que possa ser nociva. Normalmente esta técnica proporciona o crescimento de plantas na vertical, ocupando desta forma um reduzido espaço.

A minha primeira torre de aeroponia com capacidade para 22 plantas:


Nesta torre irei produzir alfaces, coentros,salsa e agriões.

Mais uma torre de cultura aeropónica. Esta para um  cliente